domingo, 4 de março de 2012

Programa Língua Viva



“A escolaridade é abreviada, a disciplina relaxada, as filosofias, as histórias e as línguas são abolidas, gramática e ortografia pouco a pouco negligenciadas, e, por fim, quase totalmente ignoradas. A vida é imediata, o emprego é o que conta, o prazer está por toda parte depois do trabalho. Por que aprender alguma coisa além de apertar botões, acionar interruptores, ajustar parafusos e porcas?” Ray Bradbury







A partir do cotidiano de uma família brasileira de classe média, o documentário "Língua Viva" mostra as variações do uso da Língua Portuguesa, principalmente por meio do contato com as novas tecnologias (Internet, celular, redes sociais) e suas influências na oralidade e na escrita. Os temas abordados no dia a dia familiar são aprofundados com depoimentos de especialistas da área da linguística. Entre os assuntos discutidos, destacam-se as variações no uso da língua entre as gerações e nas diversas situações de comunicação, uso de gírias e estrangeirismos e abreviações da escrita, sem esquecer o papel da escola nesse contexto.

É um vídeo muito interessante e válido, principalmente para docentes, estudantes de licenciaturas e para todos que se questionam sobre as vantagens e consequências da utilização do internetês.

No final, não deixei de me perguntar até quando o ser humano se manterá "humano" com o avanço da tecnologia. Acho que já somos todos ciborgues integrados num sistema e programados para conviver em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário